Portal do Governo Brasileiro

Evento realizado no CT terá como conferencistas o presidente do CNPq e o idealizador da Escola da Ponte

Nos dias 22 e 23 de março de 2018 ocorrerá, na Universidade, o Ciclo Institucional Permanente sobre a Docência na UFSM (CIPED). O evento, promovido pelo Centro de Educação e pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), será composto por conferências, momentos culturais, mesas-redondas e debates.

Tecnologia assistiva, formação intercultural para a diversidade e políticas de educação e ciência estarão entre os temas abordados. O Ciclo acontecerá no Auditório Wilson Aita, anexo ao Centro de Tecnologia (CT), no campus sede da UFSM.

A conferência de abertura, intitulada "A Educação do Século XXI e as Questões Curriculares", será proferida por José Francisco de Almeida Pacheco, idealizador da Escola da Ponte, modelo de educação democrática, participativa e inclusiva localizado em Portugal.

O presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), professor Mario Neto Borges, também ministrará conferência no CIPED, abordando políticas de fomento à pesquisa e à educação.

Participarão das mesas-redondas do evento a professora Cláudia Battestin (docente na Área de Ciências Humanas e Jurídicas e no curso de Mestrado em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó) e o professor José Antonio dos Santos Borges, especialista em Tecnologia Assistiva e analista de sistemas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Dada a capacidade do auditório e a temática do CIPED, a Comissão Organizadora decidiu priorizar a inscrição dos professores da UFSM de 15 a 20 de março, através do link http://www.coperves.ufsm.br/eventos , a fim de estimular a troca de experiências sobre o fazer docente. Durante a semana, as inscrições poderão ser ampliadas aos demais segmentos da comunidade.

Outras informações podem ser obtidas através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e do telefone (55) 3220.8338.

ciped2018programacao.png