Portal do Governo Brasileiro

PET da Engenharia Civil oferece cursos de revisão de conteúdos do ensino médio

29595169 1047251632090738 9201744288519355977 nO Programa de Educação Tutorial de Engenharia Civil (PET-Civil) realizou, no mês passado, a 6ª edição do Curso de Pré-Cálculo, organizado com o intuito de revisar conceitos matemáticos do ensino médio, além de abordar conteúdos introdutórios às disciplinas de Cálculo ‘A’ e Álgebra Linear, buscando facilitar a compreensão dos conteúdos durante o semestre. Mais de 50 estudantes participaram da atividade, que foi aberta a todos os alunos de engenharia da UFSM.

O Curso de Pré-Calculo é uma iniciativa que visa auxiliar a vida dos alunos que estão ingressando nos cursos de engenharia da UFSM, como contaram os membros do PET-Civil: “os participantes têm a possibilidade de revisar conceitos que muitas vezes chegam esquecidos, além de acompanhar matérias que serão futuramente abordados em seus respectivos cursos de graduação”. Eles ainda relataram a grande procura que o curso vem obtendo: “nossas inscrições tiveram que se encerrar muito antes do prazo previsto, por conta do elevado número de inscrições. Acreditamos que o fato do curso estar em constante evolução faz com que os estudantes que já participaram de edições anteriores incentivem seus calouros a participar”.

Para os membros do PET-Civil, é de extrema importância despertar o interesse dos calouros em buscar um bom desempenho desde o primeiro semestre, e foi com esse intuito que surgiu o Curso de Pré-Cálculo. O grupo contou que os maiores desafios enfrentados na realização das atividades se deram por conta da inexperiência: “foi o nosso primeiro contato com esse tipo de atividade. Com o passar das edições, fomos aprendendo muita coisa, e notamos uma grande evolução das primeiras aulas até os dias de hoje, tanto na maneira como o curso é dado, quanto pelo interesse dos participantes”.

Todas as seis aulas do curso foram ministradas por membros do PET-Civil, divididos pela afinidade de cada um com os conteúdos em questão. Segundo o grupo, “cada um dos ministrantes elabora seu próprio material e possui total liberdade de organizar a aula da maneira que achar mais conveniente”. Eles ainda ressaltaram o aprendizado que essa experiência pode trazer: “para eles, o curso é a oportunidade de desenvolver a oratória, a expressividade e a didática, além de saber que estão contribuindo para a formação de diversos estudantes”.

A iniciativa do PET-Civil busca auxiliar e complementar a graduação dos participantes da melhor forma possível, e pode ser replicada por outros estudantes, como sugeriram os membros do grupo: “o Curso de Pré-Cálculo aborda conteúdos que são básicos a todas as engenharias, no entanto, a mesma ideia pode e deve ser aplicada a conteúdos específicos de cada curso”. Eles ainda incentivaram a aplicação de mais atividades do tipo: “a aprendizagem pode ir muito além da relação aluno/professor e a transferência de conhecimento entre estudantes é um ótimo exemplo disso. Dessa forma, esperamos estimular todos os cursos e centros de nossa Universidade a desenvolverem atividades que tenham como objetivo auxiliar os acadêmicos recém-chegados”.

A próxima edição do Curso de Pré-Cálculo deve ser realizada no início do segundo semestre letivo de 2018. Para acompanhar todas as atualizações do PET-Civil, confira a página do grupo no Facebook.

 

Texto por Lucas Gutierres, acadêmico de Jornalismo. - Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.